Depoimentos


“No ano de 1988, meu pai sentiu a necessidade de dar um grande passo no fortalecimento da Arte Capoeira. Eu era pequena nesta época, mas lembro-me bem… Logo que ele saiu do “Grupo Senzala”, criou a “Capoeirart” , e nessa época ele já tinhas alunos no Rio e em outros estados.

O trabalho foi crescendo muito e com isso houve a necessidade de se criar uma associação, muito devido a preocupação que meu pai tinha com os capoeiristas para que eles se integrassem mais e não passassem as mesmas dificuldades que ele passou quando chegou no Rio de Janeiro.

Precisava ser algo que desse apoio e “segurança” aos capoeiristas. Essa associação precisava de um nome forte ou com as siglas que representasse os objetivos que meu pai pretendia alcanças com a associação. Então,um dia,lá na Associação,eu treinava lá,com meus 8 ,10 anos de idade, eu falei pai: eu pensei em ABADA, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE APOIO E DESENVOLVIMENTO DA ARTE CAPOEIRA, ele pensou, franziu a testa e disse: “ta aí o nome, gostei!!”. E a gente ali nem imaginava que seria o maior grupo de capoeira do mundo e que teria a dimensão e reconhecimento que a Abadá tem pelo mundo.

Isso tudo me emociona demais… É um sonho do meu pai que virou realidade com muito sangue e suor… Ele merece isso e muito mais…”

Tatiana Lopes Cardoso
(Tatiana, é filha de Mestre Camisa e graduada pela Abadá – Capoeira)




“Iniciei na Capoeira em 67 e me formei em 77 pelo grupo Senzala. Conheci Mestre Camisa nos anos 70, quando veio da Bahia com seu irmão Camisa Roxa, junto com o grupo folclórico, depois seu irmão foi para Europa e Camisa ficou no Rio de Janeiro onde tive o prazer de conhecer.
Fizemos uma boa amizade, daquelas verdadeiras, pois eu já treinava capoeira no Rio de Janeiro há algum tempo, fomos parceiros de roda naquela época difícil, ditadura, a arte era marginalizada, e o preconceito era existente.
Aonde tivesse roda estávamos lá! Era sempre bom jogar com outros capoeiristas para melhorar nosso conhecimento, mesmo com tudo foi uma boa vivencia.
O Mestre camisas sempre foi parceiro, um amigão, já passei por muitas situações difíceis, inclusive financeira e ele sempre disposto a me ajudar, ele é uma pessoa que eu admiro muito, é um mestre dedicado, e preocupado com a arte da capoeira em todos os sentidos, por isso o seu trabalho é reconhecido mundialmente… Parabéns meu amigo, vc é merecedor de tudo que fez e faz pela nossa capoeira e todos as suas vitorias são reflexo do seu trabalho e dedicação…
Grande abraço do seu amigo Caio”

Caio
(Mestre Caio, mais conhecido como Caio Tattoo, capoeirista e grande amigo de Mestre Camisa e da ABADÁ – Capoeira)