Lançamentos e Palestras


Durante o Festival Internacional de 2013, A Abadá-Capoeira lançará CD`s e livros produzidos por integrantes da Instituição.


Os responsáveis pelas novas produções devem entrar em contato com a organização do vento através do e-mail festivalinternacional2013@abadacapoeira.com.br, mandando a imagem e um breve descritivo do produto, para que possamos divulgar através do site.


Os Lançamentos acontecerão no dia 22 de agosto, quinta feira no palco São Sebastião na Fundição Progresso.

Alguns produtos que serão lançados durante o Festival Internacional da Arte Capoeira 2013:

capa
Impress‹o
MANUSCRITOS DE MESTRE PASTINHA TRAZEM A SABEDORIA DOS VELHOS MESTRES DA CAPOEIRA

Mestre Pastinha deixou manuscritos onde reflete sobre questões relacionadas não só a capoeira, mas também sobre a vida. A série manuscritos, organizado pelo historiador Frede Abreu traz dois livros: Improviso de Pastinha e Mestre Pastinha: Como eu penso? Despeitados?, este último realizado junto com Greg Downey. Os dois livros têm tradução em inglês, levando a sabedoria do mestre pelo mundo a fora.

Os livros são uma realização do Acervo Frede Abreu de Capoeira e apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Mais informações no e-mail elzinhadeabreu@gmail.com.

Sobre o autor – Frede Abreu foi um estudioso da capoeira, criando um acervo com mais de 40 mil títulos, entre livros, recortes de jornais, revistas, CDs, fotos e vídeos sobre capoeira e a cultura afrobrasileira. Também foi fundador do Instituto Jair Moura, membro fundador da Academia de Capoeira Angola de João Pequeno de Pastinha, e da Fundação Mestre Bimba.

AbcdaCapoeira

Fruto de uma parceria entre o escritor carioca Victor Alvim, o Lobisomem e o ilustrador português Rui Apolinário, o livro infantil “ABC DA CAPOEIRA PARA CRIANÇAS” tem linguagem simples, nomes de golpes, movimentos, importantes mestres, instrumentos musicais e suas funções, lutas africanas que originaram a capoeira, além de noções de cidadania, respeito à natureza, aos professores e amigos, são alguns dos elementos deste livro.
Na literatura de cordel brasileira, os “ABCs” são poemas onde cada estrofe se inicia com uma letra do alfabeto de forma sequencial. De A a Z.
Neste livro, “ABC da CAPOEIRA Para Crianças ” o autor apresenta, também neste formato, um poema em que procura citar, comentar e explicar, alguns dos mais importantes fundamentos e aspectos da arte capoeira.
A capoeira é uma arte brasileira que atualmente é praticada em mais de 100 países de todos os continentes. É um valioso instrumento de educação, utilizado em grande parte das escolas, universidades e projetos sociais do país. Costuma dizer-se que é uma “arte que engloba várias artes”, pois trabalha musicalidade, coordenação motora, história do Brasil, defesa pessoal, atividade física e mental entre dezenas de outras qualidades. O capoeirista toca, canta, compõe, joga, luta, interpreta, dança, confecciona instrumentos.
A CAPOEIRA foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL.

Os autores:
Victor Alvim I. Garcia nasceu no Rio de Janeiro. Iniciou-se na capoeira há mais de duas décadas nas aulas ministradas por Mestre Camisa no bairro de Laranjeiras, onde recebeu o apelido de “Lobisomem”. Membro da ABADÁ-CAPOEIRA, já ministrou aulas de capoeira em creches, escolas públicas e particulares, comunidades e projetos sociais entre outros. Compositor e cantador, depois de participar de diversos cds, em 2009 gravou seu primeiro cd solo intitulado “Capoeira Popular Brasileira”. Poeta popular, autor de dezenas de títulos, em 2007 foi eleito membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Rui Apolinário nasceu em Cascais, Portugal. Decidiu iniciar-se na capoeira após uma estadia em Porto Seguro onde assistiu a uma demonstração. É designer e ilustrador. Já ilustrou diversos livros infantis e aplicações multimídia.

Contatos com o autor: (21) 9883-8945
victorlobisomem@yahoo.com.br




20790_10201138969989157_1303242468_n

Vivemos em um mundo dominado pela ideologia do sistema capitalista, em que o ganho e acúmulo de capital estão em primeiro plano. Gera-se com este modo de vida um sistema opressor de injustiças, desigualdades e violências de diversas origens. O meio ambiente apresenta sérios desajustes devido a este modo de produção capitalista que interfere negativamente na preservação dos recursos naturais renováveis e nãorenováveis do planeta.

A cultura e a educação são ferramentas imprescindíveis para uma mudança de hábitos do homem enquanto sujeito social, visando uma mudança de paradigma com mundo mais integrado e voltando sua atenção para a preservação da vida das pessoas, da sociedade e do meio ambiente natural, rural e urbano.

A ferramenta da capoeira através deste estudo se revela como um importante veículo de disseminação de ideais voltados para a integração e a paz de todos os povos, que se voltam para os princípios do DS.

Este Projeto de Pesquisa visa investigar as ações educativas da Instituição Abadá-Capoeira, escola de Capoeira fundada por José Tadeu Carneiro
Cardoso (Mestre Camisa) no ano de 1988, no Rio de Janeiro e a sua relação com os princípios do Desenvolvimento Sustentável.

Andrea Cunha (Instrutora Maestrinha)
maestrabada@gmail.com




303380_215715331861287_1690973222_n

Encantadores de Vidas

Encantadores de Vidas é o título do livro de Eduardo Moreira. Poucos meses após seu lançamento, o livro atingiu o primeiro lugar em todas as listas de mais vendidos do país, e em menos de um ano havia vendido mais de 150 mil exemplares. O livro relata a experiência pessoal do autor com Monty Roberts, o mundialmente famoso “encantador de cavalos”, e Nuno Cobra, preparador de atletas profissionais (entre os quais Ayrton Senna), abordando de forma divertida, emocionante e didática os métodos revolucionários destes dois mestres. Durante a palestra, a história presente no livro – que começa com dois graves acidentes e chega à condecoração de Eduardo Moreira pela Rainha Elizabeth II da Inglaterra – é descrita de forma envolvente, com a participação da plateia e exemplos que divertem e emocionam. A palestra tem duração de uma hora, com mais vinte minutos reservados para perguntas e respostas, e já fio assistida por cerca de 100 mil pessoas em todo Brasil.

O Palestrante: Eduardo Moreira
Eduardo é autor do best seller “Encantadores de Vidas”, livro que atingiu o primeiro lugar em todas as listas de mais vendidos do Brasil, onde estão descritos os métodos de Monty Roberts, maior domador de cavalos do mundo, e Nuno Cobra, preparador de alguns dos maiores atletas de nossa era, dentre os quais Ayrton Senna.




Feira
Com o objetivo de organizar e elevar sempre o nível da Capoeira, quer seja na prática, no vestuário, nos instrumentos e em todas as suas produções, este ano o Festival Internacional estará realizando uma feira de produtos, para que os integrantes da Instituição tenham acesso aos materiais com referência à Abadá-Capoeira.

Informações importantes:
- Todos os produtos passarão por uma supervisão da Comissão Organizadora.
- Aos interessados, por favor, entrar em contato pelo e-mail festivalinternacional2013@abadacapoeira.com.br, para agendarmos a supervisão do material.
- Só será permitida a venda de produtos que sejam da marca Abadá-Capoeira.
- Será cobrada uma taxa de participação para os expositores. (valor a confirmar).

- Não será permitida a venda de produtos com as imagens:
. Mestre Camisa
. Grão Mestre Camisa Roxa
. Dos 25 anos da Abadá – Capoeira
. CEMB (Centro Educacional Mestre Bimba)

ATENÇÃO:
Lembramos que a participação na feira e nos lançamentos só será permitida aqueles que fizerem sua inscrição pelo site, mediante aprovação e confirmação da equipe organizadora!